quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tudo acontece por um motivo

Isso de procurar motivo nas coisas que acontecem é muito punk, né não? É claro que tudo acontece por uma razão... aliás se não tivesse uma razão pra acontecer, provavelmente, o que quer que seja, ficaria exatamente como estava.


Mas é assim mesmo. Precisamos achar explicações pra tudo. Talvez porque as explicações nos ajudem a digerir melhor os fatos que a vida nos apresenta. E eu como toda mortal (ou pra ser completamente justa, como toda mortal viciada em pensar e refletir sobre tudo), fico dando voltas e mais voltas tentando entender os porquês de determinados movimentos do Universo. 


Eu tenho algumas crenças e a partir delas, construo minhas possibilidades. 
Não acredito em acasos, acho que tudo e todas as coisas à minha volta são reflexos do que eu emano, ou seja, a energia que eu mando pro Universo, Ele recebe e me devolve em forma de acontecimentos, trabalho, pessoas, amizades, amores, relacionamentos, enfim... 
Assim, o que acontece em minha vida e foi de alguma maneira determinado por mim ou por alguma atitude minha, ou resultado das minhas vibrações, é muito fácil de ser absorvido. Em outras palavras, acredito por exemplo, que se eu me concentro e me volto pra minha carreira, ela se volta pra mim também, em forma de mais trabalho, e desse modo, em todas as áreas da minha vida. 
Agora, saber que estou na rede dos reflexos das pessoas que fazem parte do meu mundo, ou seja, que a vibração delas irá influenciar a minha vida diretamente, é bem complicado. Eu explico: existem inúmeras pessoas importantes pra mim, pessoas que eu chamo carinhosamente de minhas, laços que dificilmente serão desfeitos, pessoas da minha diretoria... bom, elas também mandam suas energias pro Universo e cada vez que isso acontece, nossas vibrações se misturam, se entrelaçam e nem sempre o resultado é o que considero ideal. E eu tenho consciência de que sou uma parte infinitamente pequena da grandeza que é o Universo, mas isso não ajuda a diminuir meus questionamentos. Exemplo: meu filho Bryan, uma das três pessoas mais importantes da minha vida, foi morar nos U.S.A. A vibração dele foi em busca do sonho de se realizar profissionalmente, como homem, indivíduo e como pessoa. Eu sei no meu íntimo, que ele está fazendo o melhor que pode indo atrás do que acredita e torço, rezo e vibro com cada conquista dele, mas num mundo ideal, ele estaria mais perto de mim, New York ou Los Angeles seriam ali na esquina e eu poderia vê-lo e abraçá-lo com muito mais frequência.


Por outro lado, e quando a nossa energia esbarra em outra energia, tudo parece conspirar a favor e de repente, tudo se dissipa da mesma maneira que chegou? Existem respostas? Algumas vezes sim, outras não. Porém o que realmente importa, no final das contas, é que o que tem de ficar, fica. Não importam as voltas da vida, o que é de verdade, permanece. Podem até haver afastamentos, mas o que é real, o que é nosso mesmo, sempre acaba encontrando um caminho de volta.


A vida é como é. Podemos até fazer o melhor, deixar a melhor marca, sermos o melhor que conseguimos ser, mas nem sempre é o suficiente. Outras vezes é mais do que suficiente... entrar em contato com isso, é bem maluco, mas o que temos a fazer é aceitar e seguir em frente.
     
Tem um texto da Martha Medeiros que diz:
"Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual delas é, você vai saber o que fazer por cada pessoa. 
Quando alguém está em sua vida por uma "Razão" é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que elas estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Às vezes, essas pessoas morrem. Às vezes, elas simplesmente se vão. Às vezes, elas agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir. 
Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação". 
Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida."

Talvez, essa seja a melhor maneira de entender essa dança maravilhosa e bizarra que são os relacionamentos humanos, mas pra mim, por todas as minhas vivências e experiências, ficam algumas certezas...
- Não importam quantas pessoas passem pela minha existência, todas tiveram ou tem uma enorme importância, afinal fizeram ou fazem parte de mim e da minha história.
- Eu sou muito intensa pra viver anestesiada... isso pode até ocorrer por um tempinho e funcionar como defesa, mas a minha essência sempre dá um jeito de "botar as manguinhas de fora" e isso nunca vai mudar GRAÇASADEUS!
- Eu sou o que sou... sei que tem gente que me ama por isso, como também tem um monte de gente que me detesta pelo mesmo motivo. Só que pra chegar até aqui, eu precisei me virar do avesso, dar de frente com meus demônios, e entender do que sou feita... e mesmo com todas as cicatrizes que a vida me deixou, eu me acho cada dia mais bonita (só pra constar... quem me conhece de verdade, sabe que o bonita no caso, não tem nada a ver com aparência!)
- E por último, estar feliz pra mim
 tem a ver com estar de bem e em paz comigo mesma, poder escolher as pessoas que eu quero testemunhando a minha caminhada, ter um coração batendo enlouquecidamente pela vida e lutar sempre pelo que acredito…o resto vem!!! Afinal, como diria Lya Luft (e eu tomei a liberdade de modificar um pouquinho pra "puxar a brasa pro meu churrasco" - desculpem ter modificado o ditado, mas é que eu detesto sardinha)... o que dá brilho ao olhar é a vida que a gente escolheu levar!!!


Vou finalizar reescrevendo aqui uma das minhas primeiras postagens aqui nesse  cantinho azul...


A todas as pessoas que estão em minha vida, a todos que fazem parte do meu dia a dia, a todos os que cruzaram o meu caminho, a todos os que estão distantes geograficamente, mas habitam o meu coração, a todos que eu amei e não permanecem em minha vida por não terem me enxergado e/ou por não terem gostado do que viram, a todas as minhas pessoas (elas sabem quem são) que choram comigo, me apoiam, riem das minhas loucuras, me amam exatamente como eu sou (o pacote completo, que eu sei, não é dos mais tranquilos, fáceis e simples), a todos os que eu amo, aos que já foram pro andar de cima ou não estão mais presentes, à minha família linda, aos meus filhos maravilhosos... isso é pra vocês:
Se nos fosse dada a capacidade de ver o futuro, talvez eu não tivesse feito as escolhas que fiz... se eu pudesse prever o futuro, eu não teria tomado tantos tombos da vida, não teria chorado tudo o que eu chorei, nem sofrido, nem me machucado tanto, ou acreditado no que e em quem não devia... mas também (e isso com certeza é o mais importante), eu não teria amado tanto, nem teria as experiências que ficaram tatuadas na minha pele, coração e alma, não teria aprendido com as pessoas, não teria me doado e construído o meu modo de sentir a vida, não teria levantado e seguido caminhando quando as porradas vieram fortes e me derrubaram por um tempo... se eu pudesse ver o futuro, talvez eu não tivesse me jogado na vida com a força que me joguei e mesmo tendo saltado algumas vezes, em direção a pedras, também voei tantas outras vezes pra abraços, colos e corações lindos... se eu pudesse prever o futuro, talvez não tivesse perdoado o tanto que perdoei, ou ajudado o tanto que ajudei... talvez não tivesse magoado pessoas que não mereciam e sofrido com o reconhecimento disso... talvez não tivesse tentado ser uma pessoa melhor a cada dia... talvez não tivesse buscado o meu eu e a minha identidade ofuscados por um tempo... talvez não tivesse batalhado tanto, e sim jogado a toalha e me perdido definitivamente de mim... talvez eu não tivesse cometido tantos erros, pra depois aprender com eles... talvez eu não tivesse precisado me desculpar tantas vezes... talvez eu não tivesse a dádiva de receber de algumas pessoas mais do que especiais, palavras, gestos, carinho, cuidado, apoio e ajuda essenciais...
Se a menina que eu fui, pudesse prever o futuro, provavelmente, eu não seria o que sou hoje e teria a fé que tenho em mim...
OBRIGADA A TODOS QUE AJUDARAM A ME CONSTRUIR ATÉ O MOMENTO!!!