sexta-feira, 18 de março de 2011

Trocas

Pessoas são passíveis de erros, relações são propensas a turbulência. Quando dois indivíduos se relacionam, existem um milhão de variáveis que entram em jogo, e aqui eu cito algumas: o quanto estamos dispostos a realmente ver o outro e o aceitar, o quanto nos comprometemos com ele, o quanto abrimos nossa vida pra que esse outro possa entrar, o quanto estamos dispostos a negociar em benefício do relacionamento, enfim...é uma equação complexa e particular proposta e solucionada pelos interessados e que só chegará a um denominador comum, se existir respeito. Respeito pelas diferenças, as necessidades, as crenças, a individualidade, os limites e a liberdade do outro. E não estou falando apenas de relações amorosas não, estou me referindo a qualquer tipo de relação que envolva carinho e convivência. É triste, mas muita gente só consegue ser solidária, se comover  e sensibilizar, quando vivencia uma situação ou angústia semelhante a do vizinho, ou seja, quando sente na própria carne, o problema do outro.
Eu tenho o hábito de cultivar amigos e as pessoas na minha vida são como presentes. Sei que não sou fácil de conviver, já que sou intensa e não me contento com mais ou menos (aqui preciso ser honesta e confessar que já me contentei, mas tenho a meu favor e não como justificativa, o fato de ter sido extremamente ingênua e crédula naquela época!). Assim, admito que essa mistura de emoções + particularidades, já me levou a fazer muita besteira no decorrer da vida, besteiras essas que procurei sempre converter em aprendizado, porém, quem me conhece de verdade, nunca me acusará de ser sonsa, em cima do muro, desonesta, injusta ou falsa. Assim como tenho certeza que nunca serei apontada por não me empenhar, ou por não tentar dar o meu melhor. Eu tenho um profundo interesse pelas pessoas e apesar de passar grandes períodos sozinha, por opção e auto-conhecimento, nunca serei solitária.
Relacionamentos, seus determinantes e suas consequências, me apaixonam e  mesmo tendo sofrido com algumas decepções e enganos, e certamente também ter decepcionado, eu nunca deixarei de acreditar nas pessoas e em quanto elas podem ser especiais ou não nas vidas uma das outras.
Qualquer relacionamento, que tenha importância, é feito de trocas...e essas trocas nos marcam para o bem ou para o mal. Quando trocamos o nosso melhor, damos transparência, honestidade, carinho e cumplicidade, marcamos e somos marcados pelo outro de modo incondicional!! O mesmo ocorre quando as emoções deixadas são negativas. 
É uma coisa a se pensar, não? Que marcas queremos deixar nas pessoas que são ou foram importantes em nossa vida?

10 comentários:

  1. thank you my dear friend for sharing your own experiences (not only ideas)!
    thank you for helping me so much (mesmo nem imaginando o quanto...)

    quero muito deixar tattoos coloridas e alegres nos seres com quem convivo... mas infelizmente, sei que por muitas das vezes, o que deixei foram feridas expostas, queda no asfalto quente, queimadura de terceiro grau e até mesmo, desastres nada naturais....

    Obrigada amiga por me ajudar a "ver" o que não vejo!

    ResponderExcluir
  2. não tem polegarzinho pra cima por aqui não?
    já que não tem, vou compartilhar ;)
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Vc, claramente, abraçou a profissão certa. Agora com o complemento escritora pode nos dar esses momentos de clarividência!!! Many thanks!! Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. sempre intensa mesmo ... e sábia, pois aprende com a vivência! continue escrevendo para enriquecer as nossas vidas.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Estou em crise de identidade e não sei o que tenho deixado marcado nas pessoas...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Amada Vascu..

    vc não tem mais por onde ser honesta e certeira, querida! Vc lê a vida e as emoções humanas como uma bruxa islâmica interpreta a borra do café. Se isso é "haraam" ou não,"ça n'importe pas". O que me importa é que a vc entrego minhas dores e meus males e vc os tranforma em flores e em mares azuis! Sem cansaço ou reticências, sem honras ou glórias, apenas por amor e fidelidade! Apenas porque vc é MINHA Vascu eterna e imortal! Vc é NOSSA Vascu... Poeta da sapiência, do norte, sul, leste e oeste. Obrigada por tudo e pelo que mais houver, parceira! Amor, admiração, respeito e sabe Deus mais o quê...
    Ao infinito e alééééém, Vascu! Thatá

    ResponderExcluir
  7. Sempre acreditei que a vida deveria ser uma eterna troca entre as pessoas,seja em família,com amigos ou mesmo com alguém que você conheceu na parada do ônibus ou na fila do super mercado.Talvez aí esteja o problema nas relações entre as pessoas ,sempre esperamos que nosso carinho,nossa amizade,nossa educação,nossa gentileza e é claro nosso amor sejam reconhecidos e retibuídos se não na mesma medida pelo menos em parte e como você mesma citou quando ainda somos ingênuos e não conhecemos bem as malandragens e traições que se escondem por trás dos sorrisos e dos tapinhas nas costas ,das juras de amor eterno e das promessas de fidelidade e cumplicidade,enfim,em nossa falta de maturidade e desejo de aceitação muitas vezes passamos sem perceber a entregar nossos valores mais preciosos e nossas emoções mais profundas a troco de nada,nos doamos a pessoas que nem sequer se importam com o que está por trás das aparencias e da casca grossa, que são como um escudo de proteção que a vida nos forneceu e que se chama Experiência,esse escudo que vai se criando ao longo do tempo e que nos permite determinar quais pessoas são importantes em nossa vida e quais estão apenas fazendo papel de paisagem como se costuma dizer!
    Fora do mundo virtual a vida moderna tem a particularidade de criar barreiras que não existiam no passado entre as pessoas,eu venho de uma cidade do interior e me acostumei com um hábito que os moradores de cidades menores tem de ao final da tarde colocarem cadeiras em frente as casas e sentarem pra conversar com os vizinhos,é um hábito corriqueiro mas que compreende uma atitude que pra mim é o que melhor define a palavra "troca".
    É uma troca expontanea de amizade que não se vê muito nos centros urbanos devido a vida agitada,os vazios existencias e o isolamento que muitos teimam em chamar de privacidade.
    Muros,cercas elétricas,alarmes,portões de aço,condomínios fechados,prédios que são verdadeiras fortalezas vigiadas,nos ajudam a manter os bandidos afastados mas também nos tornam um tanto insensíveis e até distantes em relação ao que se passa a nossa volta a não ser é claro que nos indentifiquemos com o problema que afeta o outro!
    Duas pessoas podem se amar intensamente por um período e no final só deixarem marcas negativas uma na outra e de repente aquele completo estranho ou estranha que você deu atenção em algum momento de sua vida, vai lembrar de você pra sempre com carinho, simplesmente por que você se importou,talvez nunca mais se vejam ,nunca mais se falem mas a marca fica tatuada no coração e na mente dessa pessoa,e como você sabe tatuagens dificilmente podem ser removidas.
    È por isso que as vezes eu penso (me desculpe a expressão que vou usar) em mandar tudo pra PQP e me tornar insensível feito um iceberg mas acredito que ainda vale a pena investir nas pessoas,nas amizades,nessa troca de gestos ou palavras que muitas vezes te revelam realidades e situações que te fazem sentir um ser humano e não um macaco melhorado segundo a teoria de Darwin!
    Esse é um jogo de tentativa e erro ,daí vem as decepções,o se sentir usados,o se achar que é uma perda de tempo,que a humanidade está perdida e blábláblá,mas todo aprendizado de vida nos exige um mínimo de esforço e uma certa carga de decepções pra ter algum valor!
    Maquiavel já dizia "Não há nada mais certo que nossos próprios erros. Vale mais fazer e arrepender, que não fazer e arrepender".
    Sempre temos escolhas ou insistimos e acreditamos que ainda existam pessoas que se importam e que querem trocar e tocar os outros ou nos emburrecemos de vez e nos tornamos o "comum" o "sem graça" o "sem sal" o que não acredita mais em nada nem ninguém portanto não acedita nem em si mesmo!
    A opção da acomodação não me satisfaz.
    Ainda prefiro as trocas, mesmo que a gente saia machucado ou decepcionado elas nos marcam e tem algo de especiais,algo que nos torna humanos e espirituais ao mesmo tempo!
    Com certeza ter vindo aqui escrever isso pra te enviar não deixa de ser uma troca também!
    Bjo Claudia...

    ResponderExcluir
  8. Clau,
    Eu sou uma mistura de tudo e todos a minha volta. Do passado e do presente. Sou uma semente que contem todas as cores, um ar com muitos cheiros, um infinito diverso.
    Trago em mim as muitas marcas das experiencias vividas, ao acaso e as escolhidas. Tudo me tocou, me empurrou para ser o que sou.
    Da natureza tirei inspiracao e meditacao, dos bons amigos e familia, meu coracao encheu de amor,do silencio troquei entendimento, da chuva lavei a alma.

    ResponderExcluir
  9. Conhecemos aquilo que dói, que sobra ,mas teimamos em tocar assim mesmo.Dar a cara,supondo sermos imunes a tais dores.
    A gente sabe que a balança precisa do equilíbrio mas,fazemos coisas desmedidas, damos mais do que recebemos,nadamos sem sair da praia e conhecemos as marcas de cor.Quantas vezes não
    fechamos os olhos para não ver o que nos incomoda,o que não tem solução.
    Mas,a gente tenta se enganar,tapar o sol da percepção com mentirinhas que achamos indolores
    Olhamos o mundo de olhos abertos, mas a alma de olhos vendados para as dores que não sabemos lidar,dores que não sabemos se as causamos ou se nos causaram...Mas sabemos que vieram para nos fazer crescer.Claro, que deixar marcas boas seria o ideal,mas nem sempre isso acontece.
    Buscamos forças em momentos de risos,amigos,filhos,e tudo que nos engrandece,nos apegamos a crenças pessoais.
    A vida é assim, feito bula de se ler na palma da mão.
    Vejo e te conheço sei que está "desvendando a tua" maravilhosamente bem.
    Parabéns pela grande mulher que você sempre foi!!
    beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  10. E se nessa vida existirem pessoas que não dão espaço para serem marcados por um relacionamento,que ao menos se permitam ver e apreciar o rascunho do que poderia ser!!! Ai assim,depois disso a escolha:o sim ou nao é valido !!

    ResponderExcluir