terça-feira, 22 de março de 2011

Escolhas

Todos nós passamos por momentos decisivos, momentos que parecem ser determinantes para o resto de nossas vidas, momentos em que precisamos escolher um caminho diferente a seguir...
Quantas vezes nos questionamos por anseios e desejos futuros, por questões imediatas ou trajetórias passadas?

Será que eu vou embora pra França e recomeço a vida lá? Ou entro pro Médicos Sem Fronteira, caio no mundo e vou fazer duas das coisas que amo, cuidar de gente que precisa + viajar? Será que eu invisto mais nessa relação? Será que vale a pena batalhar tanto, mesmo tendo tantos empecilhos? Se eu não tivesse boicotado aquela paixão, ela teria resistido? Será que o meu tempo de voltar a estudar e realizar o sonho de uma vida inteira, já passou? E se eu não tivesse dado a segunda chance? Fico com o X ou o Y? E se eu tivesse ficado com o Y? E se eu tivesse ouvido mais o meu pai e a minha mãe?

O cinema imortalizou no clássico "Casablanca", essa angústia da vida real...se na cena final, Ilsa não tivesse entrado no avião com Victor, será que ela e Rick teriam sido felizes? Será que "As Time Goes By" continuaria a ser a música sempre pedida a Sam, com o famoso: "toque outra vez", mesmo depois de Rick virar um mal-humorado ausente que dorme com a primeira refugiada que aparece no bar, e Ilsa, uma mulher triste e apagada que abdicou de todos os seus sonhos (inclusive o de ter entrado no avião com Victor) pra ficar ao lado de Rick e ajudá-lo no bar... enfim, será que se o final tivesse sido outro, eles não estariam querendo matar o Sam, se ele chegasse perto do piano? (Aqui, peço licença aos meus filhos cinéfilos - principalmente ao Kevin que vai querer me matar - e explico que não estou querendo desconstruir nenhuma fantasia e muito menos tenho a pretensão de julgar o conteúdo do filme, até porque também é um dos meus preferidos e é genial, exatamente pelo final que tem... Mas, que é pra se pensar, isso é!!! Sorry, guys...)   

Acredito que todos já tivemos momentos em que desejamos ter feito diferente e a consciência de que essas dúvidas, sobre decisões passadas ou mesmo futuras, irá nos  assombrar e provavelmente seguirá povoando nossos pensamentos, muitas vezes, nos causa uma angústia profunda. 
Claro que nessas situações sempre poderíamos ter seguido outro caminho e haveriam muitas outras possibilidades, porém, existe nisso tudo uma certeza, a de que somos um produto de nossas escolhas.  

A vida é feita de escolhas...algumas escolhas são fáceis e outras não, mas são as mais difíceis, as mais importantes porque elas nos definem como pessoas, como quem somos...são as que definem nosso caráter, do que somos feitos.
Essas escolhas são determinantes e nos determinam, porque sabemos que depois de termos escolhido, nunca mais seremos os mesmos.

5 comentários:

  1. Por mais que me defina, a verdade é que tem escolhas que eu nunca deveria ter feito e outras que vou sempre lamentar por ter deixado passar...

    ResponderExcluir
  2. Tem um filme que eu assisti acho que se chamava um dia de fúria com o Michael Douglas em que ele fazia um comentário interessante sobre as escolhas,ele dizia que existe um determinado ponto do caminho em que é melhor seguir até o fim do que tentar voltar ao início da jornada,é como um ponto de checagem do cérebro onde decidimos em última instância se determinada escolha vai ser colocada em prática ,á partir desse ponto não dá pra voltar atrás,a escolha está feita e todos os bonus ou consequencias se tornam irrelevantes em nossa atitude!
    Uma pena que não possamos voltar o tempo e refazer o caminho corrigindo os erros e ampliando os acertos,mas não existe tal possibilidade , então á partir daí fica claro que nossas escolhas determinam nosso futuro e como estaremos inseridos nele levando em consideração a maneira que vivemos e as decisões que tomamos no passado e ainda no presente pq as escolhas do passado refletem o que somos hoje e ás escolhas de hoje refletiram naquilo que seremos no futuro,curiosmanete não deixa de ser uma segunda chance poder escolher hoje refletindo o futuro e se aprendemos alguma coisa com as escolhas do passado dá pra melhorar e muito as escolhas que ainda estamos fazendo e que determinaram nossas vidas daqui algum tempo!
    Não podemos mudar o que somos mas podemos mudar nosso destino em qualquer momento de nossas vidas ,através dessas escolhas ,dessa mudança de rumos quando necessária,ela é capaz de transformar nossas atitudes internas e nossa capacidade de reagir aos acontecimentos externos!
    O ruim desse processo é que o mundo não para de girar enquanto ajustamos nossos ponteiros e o tempo é sempre implacável!
    Bjo Claudia parabéns pelo teu conhecimento e pela tua inteligência!

    ResponderExcluir
  3. Há sempre esse equilibrar-se numa corda a sabe-se lá quantos metros de altura. A confusão sempre habita entre temer a altura do tombo ou preservar-se da queda e simplesmente nem o primeiro passo arriscar. São alguns tropeços que por fim nos ensinam a saltar, são vários tombos que por fim nos ensinam que um joelho ralado nem dói tanto assim. Amei esse post!
    Divido meu verso favorito "La vertigine non è paura di cadere ma voglia de volare" (a vertigem não é medo de cair mas vontade de voar)

    ResponderExcluir
  4. "O que chamamos de equilíbrio é fruto de um processo de eternas escolhas. Escolher uma opção em detrimento de todas as outras é o que causa a angústia da indecisão. Equilíbrio é uma palavra abstrata, pois situa-se quase sempre nesse delicado território das incertezas e muitas vezes pode significar apenas a covardia de ...uma decisão ou uma irresistível atração pelo novo. É paradoxal tornar-se refém do próprio 'equilíbrio".
    Eu não vejo esse equilíbrio em mim hoje...acredito que faltam muitas respostas...
    E como diz minha grande mestra Clarice Lispector:
    "Só o que está morto não muda!
    Repito por pura alegria de viver:
    A salvação é pelo risco,
    Sem o qual a vida não vale a pena!!!"
    Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever.
    É não será em vão....

    Acredito que você também continuará,pois isso tem lhe feito um bem danado e a nós teus seguidores também!!

    beijos, Clau!!

    Adriane

    ResponderExcluir
  5. Tem uma fase da vida que comecamos a colher as consequencia dessas escolhas,e o resultado das más escolhas vem como uma "rasteira" e qdo nao enchergamos mais nenhuma solucao nem opcao,e muito menos uma luz no fim do tunel,podemos ter a oportunidade(ou sorte )de nos deparar com alguem disposto a nos ajudar a reacender esse caminho.Que no momento tao sombrio,a dedicacao e o otimismo dessa pessoa é tao grande que ela consegue fazer voce acreditar que essa vela faltando dois dedinho pra se apagar q hj voce usa pra se guiar na escuridao da vida,nao é sua ,colocaram na sua mão num momento de distraçao,que antes de levar aquela "rasteira" ,voce se guiava com seu proprio brilho,com sua alegria ,com seu sorriso,e que hj voce tambem e capaz de iluminar seu proprio caminho de por vida na sua historia,e que essa pessoa ta viva e tem muita vontade de viver e ser feliz !!! E que eu mereço mais,muito mais.Enfim,obrigado por tirar a vela da minha mão!!(( graças a voce hj tô loira rsrsr ))Bjs.

    ResponderExcluir