domingo, 24 de abril de 2011

A Alma Humana

O que é necessário pra se conhecer pessoas? 
Não, gente... não estou falando de entrar em contato com outros indivíduos não! Isso é fácil e provavelmente a maioria dos seres humanos com mais de 5 anos, sabe fazer isso. Estou me referindo a perceber alguém, a enxergar sua alma, a ver e reconhecer seu funcionamento, atitudes e gestos, entender de verdade o outro. Pra isso é necessário muita sensibilidade, experiência e observação, e acima de tudo, é necessário gostar de gente.
É claro que existem fatores que turvam nossa visão e a paixão é talvez, o pior deles. 
Todo mundo conhece a expressão que diz que o amor é cego. Eu me atrevo a corrigir isso... acredito que a paixão cega as pessoas e o amor, como se baseia na aceitação do outro, nos dá a possibilidade de ver ou não esse outro. E isso vai depender da vivência e da maturidade emocional dos indivíduos em questão.
Imaginem Romeu e Julieta como quarentões vividos e emocionalmente amadurecidos, que no decorrer da vida tiveram experiências com relacionamentos, viveram seus começos e fins, a convivência diária, passaram por traições e sufocaram decepções... alguém aí acredita que eles teriam morrido de amor como na versão de Shakespeare? Não, né? 
E não estou aqui, querendo destruir nenhum sonho adolescente romântico, porém me desculpem... quanto mais penso nisso, mais eu me lembro de uma frase que eu ouvia minha mãe dizer: "Ah, seu eu tivesse a sua idade (quando eu tinha 18 anos) e a minha experiência!". 
E quem achar que eu estou exagerando, eu convido a dar uma passadinha de olhos nas postagens da galera de 20 anos, nas redes de relacionamento. Talvez por eles começarem mais cedo do que a minha geração, já tenham uma visão diferente da que eu tinha, nessa idade. E é claro que eu estou me referindo a pessoas emocionalmente saudáveis e que amadureceram graças ao aprendizado adquirido através de experiências, isso pode ocorrer aos 20 e poucos anos, mais tarde, ou nunca. Assim como existem jovens profundamente sábios e maduros, também tem um monte de cinquentões que sofrem de retardo emocional e negação de aprendizagem.
"Romeu e Julieta" é a história de amor linda que é, porque os protagonistas são adolescentes... jovens... crianças até! Carregam a pureza de um coração sem marcas. Estão começando a construir sua história de vida. 
O meu coração está tão marcado que mais parece um mapa hidrográfico, não dá pra alguém me pedir pra acreditar em amor até que a morte nos separe, PELAMORDEDEUS! Eu acredito em amor até que a vida (ou não) nos separe. E não falo isso com amargura não! Digo isso com a convicção e a certeza das diretrizes que eu fui acumulando pela vida, que me fazem ser o que sou e das quais me orgulho muito. Afinal, essas experiências e até as cicatrizes resultantes delas, são marcas de sobrevivência. São sinais de tudo o que eu vivi, do que acertei e errei, de tudo o que eu lutei, ganhando e perdendo, de todas as minhas tentativas e o que pra mim, é o mais importante... essas tatuagens, iguais a todas as que eu trago no corpo, tem um significado, e no caso das da alma, a principal tradução é de não ter desistido nunca.      
Ainda falando em paixão (e aqui eu me refiro a todos os tipos de paixões: as românticas, as de causas sociais, as religiosas, as políticas e até as esportivas). Será que existe a possibilidade de se apaixonar, sem ficar cego? De se voltar intensamente para o objeto do desejo, mas ainda ser capaz de ver seus defeitos, suas falhas, de saber ou pelo menos tentar agir de forma mais sensata e menos impulsiva? Acredito que isso também esteja relacionado à maturidade. E quando olho pra minha filha e já percebo nela uma propensão a trilhar o caminho da paixão, acho que tenho as mesmas reações que meus pais tiveram em relação a mim. Porém eu sei, por experiência própria (e por mais que isso me custe) que ela precisará experimentar as dores e as delícias desse trajeto e aprender sozinha (bom... sozinha não vai... é claro que eu vou dar conselhos, e repetí-los 345 vezes, mas o que eu quis dizer, é que no final ela terá de viver, pra descobrir...).
Agora, voltando à possibilidade de conhecimento da alma humana. 
É fantástico observar pessoas, ver seus comportamentos e ações, prever atos futuros, através do entendimento de movimentos passados. E aí, vocês provavelmente vão pensar que as pessoas, algumas vezes nos surpreendem. Eu me arrisco a acreditar que isso só acontece quando não estamos atentos o suficiente, ou quando não as conhecemos verdadeiramente ainda. Afinal, se um indivíduo muda, isso não vai acontecer do dia pra noite. Suas atitudes irão se modificando no decorrer de um tempo e isso ocorrerá em todos os sentidos e direções, e não apenas no que for seu interesse demonstrar, certo?
Embora tenha perdido a pureza das crianças, eu continuo a acreditar nas pessoas, em suas possibilidades e potenciais. O que mudou é que atualmente tenho feito isso de olhos bem abertos, observando bastante, refletindo e pesando as possibilidades que se apresentam. 
Aprendi que a busca por auto-conhecimento, não é um caminho fácil... encontramos obstáculos em forma de medo, angústias e surpresas, porém essa porta, uma vez aberta, dificilmente será fechada. Porque é como se uma cortina, que está em frente aos nossos olhos por muito tempo, tivesse sido retirada e víssemos tudo muito mais claro.
Nem a vida poderá ser filtrada de novo, nem nós poderemos nos esconder dela novamente...







6 comentários:

  1. É, Clau, a frase da sua mãe é excelente... e vc, assim como ela eu, que somos mães repetiremos os conselhos 345 vezes(por dia, se for preciso...) mas, como vc mesma diz aí em cima isso não impedirá nossas "pequenas" de sofrerem...Estou em um momento desse com minha filha e tudo que posso fazer é abracá-la e pedir a Deus que o sofrimento passe logo e, principalmente que ela absorva a "lição" ou ensinamento...e possa evitar o "MESMO" erro como vvc bem colocou em um post do Fb. Erros são inevitáveis, às vezes, mas é necessário aprendermos com eles... Beijo grande e boa Páscoa prá vcs todos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que pra se conhecer a alma humana é preciso antes de mais nada não ter a pretensão de ser dono da verdade,cada um sabe a alegria a dor que traz no coração como diz a musica do Titãs.
    Não significa que não se deva aprender com os próprios tombos e isso você já deixou claro em suas postagens anteriores...
    Quando se fica cego de amor ou de paixão pode-se ir ao fundo do poço muitas vezes por falta de experiencias,de exemplos ou por pura teimosia e quando algúem é cabeça dura deve aprender com as inumeras cabeçadas que vão lhe valer um monte de galos na cabeça mas também vão evitar muitos outros ali adiante,pelo menos deveria ser assim...
    Cada individuo é um ser inigualável e só em pensar o quão fantástico é todo funcionamento de seu corpo e de sua mente jádá muito o que pensar quanto mais tentar entender sua alma...
    Mas a sua eu já conheço e apesar de durona eu curto mesmo quando discutimos ou divergimos não deixo de observar o que tens de bom de humano de verdadeiro e não é pra encher tua bola ou por que estou postando emteu blog,é por que é assim que desde o início te percebi e não é por alguma discussão ou divergência banal que vou mudar a maneira de te perceber como ser humano e como mulher de atitudes e de valor!
    E não estou apaixonado nem nada pra que isso cegue minhas percepções da realidade...
    me baseio no que tu escreve e acredito que isso reflita em tuas atitudes também pelo que teus amigos dizem a teu respeito!
    Apenas sinto que vc não tenha me percebido como eu percebi vc e enxergado além das máscaras como eu enxerguei vc...
    Mas não se engane se pensou que eu viria aqui dizer algum desaforo ou falar mal de tua postagem,pelo contrário contínuo vendo o que vc escreve como um reflexo de tua alma e admiro essa maneira cristalina que vc expõe teus pontos de vista!
    Contínuo acreditando em pessoas de verdade de carne e osso que erram e que cometem enganos pois é isso que nos diferencia das máquinas,dos manequins de loja ou dos príncipes e princesas dos contos de fadas que aparecem em filmes da sessão da tárde!
    Beijo Claudia...

    ResponderExcluir
  3. PQP...essa minha Irmã é demaaaaaais de BOA!!!!

    Concordo P-l-e-n-a-m-e-n-t-e com tudo o que disse aqui...e,sofro em pensar que "nossos" pequenos terão que passar tbém por tudo o que passamos e terão tbém que aprender não pelo amor mas sim,pela "dor"(..paciência;FAZ PARTE!!)

    Masss..tirando o papo-cabeça de lado,a parte que vc fala assim: "..também tem um monte de cinquentões que sofrem de retardo emocional e negação de aprendizagem.." foi fenomenal.....e,é impressionante como tem essa gente ainda por ai,não..?! C-O-R-A-G-E-M..(totalmente sofrível) - rsrs..

    Olha continue a publicar esses seus textos que taaanto refletem a "grandeza" de sua alma e essência..Clau..

    TE AMO D+++++++++++++++...Conte sempre comigo!
    *Ah!E só para tirar uma ondinha(até pq se não fizer isso,não sou eu..)VIVA O DAVI...(kkk)

    Bjsssssss.... s2

    ResponderExcluir
  4. Clau, perfeito teu texto suas colocações!! E muitas vezes eu venho leio todos e fica uma situação tão "redundante" te elogiar,dizer que compartilho de tudo que você disse porque você já sabe tudo isso.Temos uam visão e jeito de encarar a vida muito parecida.Eu tbm já perdi muito sonhos ,já me decepcionei muito com tantas situações. e é claro que nem por isso deixo de buscar minha felicidade.Tanto na vida amorosa quanto pessoal.
    Você fala em mudanças,eu ja vi gente saber que está no caminho errado e não mudar,não sair daquilo que traçou e acha que está certo.Valores,gostos,tradições...claro que a geração de 20 aninhos está bem mais antenada que a nossa mas, sofre também.Porque em materia de sentimentos o ser humano não muda de armas...pode ver..todo mundo tem uma história parecida...rsrsrs!!!
    A felicidade humana parece depender de um terrível paradoxo; o de estarmos condenados a viver divididos entre a possibilidade de realizar os mais belos vôos de nossas almas e o cativeiro das imposições que definimos como padrões; uma decisão que pode implicar em estarmos abrindo mão daquilo que temos de mais precioso, a felicidade.
    Você cita Romeu e Julieta com icones do amor...
    E através da história fui me lembrando de amores famosos.... Júlio César e Cleópatra,Tristão e Isolda,Rodin e Camille Claudel, e tantos outros....
    Todos esses amores foram baseados em paixões,cumplicidades, lutas e buscas de caminhos pessoais para estarem juntos.
    Todos procuravam sua forma de amar melhor, de seguir a felicidade.
    Foram todas histórias lindas, sem sombra de dúvidas mas, nenhum amor mesmo que avassalador desses citados,deu certo.
    E nem por isso nós as romanticas de plantão..deixamos de acreditar na alma humana e na busca da felicidade a dois...
    Cada um por fim acaba descobrindo a sua maneira o jeito de enxergar tudo isso!!1
    Assim espero!!!

    Beijos
    Parabéns pelo texto!!!
    Adriane

    ResponderExcluir
  5. Nesse texto eu só vou deixar o meu beijo...melhor ficar quieto.
    Só uma coisa pra vc pensar: nos apaixonamos tb pelo "eu" que mora no outro e vc sabe disso...
    Depois me fala!

    ResponderExcluir
  6. Oi Clau, parabéns pelo blog!

    Não sei porquê, lembrei-me de uma frase de Marco Aurélio, o imperador e filósofo romano dizia:

    'A vida é uma luta e uma dança, mas é mais uma luta do que uma dança'

    Rsrs... Recomendo o livro (consequencia de seu diário): 'Os ensinamentos espirituais de Marco Aurélio', para quem gosta de filosofia e, especialmente, filosofia estóica... Bom domingo!

    ResponderExcluir